por Victor Hayashi e Murilo Zanini (professores do Inteli) e Luiza Rubim (aluna do Inteli)
Como seria um mundo em que os robôs pudessem realizar tarefas como pegar coisas, montar conjuntos de elementos e ainda interagir conosco durante esse processo? Melhor ainda, imagine que nós pudéssemos mensurar e verificar como está a situação de muitas coisas naquele mesmo instante!?
Pense nas possibilidades:
- Geladeiras que informam ao fabricante quando um produto veio em quantidade maior que o necessário.
- Eletrodomésticos que auxiliam pessoas que vivem sozinhas, reduzindo acidentes.
- Tecnologias invisíveis, como as redes celulares, que mudam de geração sem que percebamos.
Agora, pense que esse mundo nada mais é que o nosso mundo. E não só é nosso mundo, como é o nosso tempo atual.
Robôs já estão presentes em várias áreas

Pode parecer distante imaginar robôs realizando tarefas no dia a dia, mas eles já fazem parte da nossa rotina.
- Nos centros de distribuição, ajudam para que compras on-line cheguem mais rápido.
- Em hospitais, apoiam profissionais de saúde na separação de medicamentos.
Tudo isso é construído a partir de processos que a humanidade vem evoluindo ao longo dos anos.
O que isso tem a ver com o Inteli?
Nos cursos do Inteli, trabalhamos com projetos e parceiros que nos permitem projetar e arquitetar soluções que utilizam robôs e sensores para resolver problemas reais.
Alguns exemplos de soluções desenvolvidas aqui:
- Separação de medicamentos
- Monitoramento de condições de aeronaves
- Verificação de sistemas de transferência de fluidos
Preciso saber algo previamente para trabalhar com esses sistemas?
Ótima pergunta!
Esses sistemas trazem para o mundo físico algo muito usado na computação: a abstração.
Com ela, conseguimos representar ações (como pegar um objeto ou fazer um robô se deslocar) sem precisar conhecer toda a complexidade do processo.
A importância da construção por camadas
Isso não significa que você não precisa de conhecimento específico. Muito pelo contrário.
O que acontece é que, com a abstração, esse conhecimento pode ser construído em camadas:
- Cada camada conquistada representa mais aprendizado.
- Esse ciclo aproxima o estudante de entender como os elementos funcionam por completo.
- Trabalhar com esses sistemas aplicados dá significado ao aprendizado, no que chamamos de aprendizado significativo.