Nosso objetivo é formar engenheiros aptos a aplicar técnicas de engenharia de software em empreendimentos destinados a mercados locais e globais. Com uma base sólida em fundamentos científicos, técnicos e éticos, nossos alunos são preparados para intervir positivamente em todas as etapas de desenvolvimento nas empresas produtoras de software.
Durante essa incrível jornada de aprendizado, você terá a oportunidade de desenvolver uma visão de negócios em áreas como finanças corporativas, inteligência de mercado, marketing digital e people analytics, além de trabalhar as suas competências socioemocionais.
Utilizar fundamentos matemáticos, computacionais e de produção para a criação de sistemas de software de qualidade;
Compreender e aplicar processos, técnicas e procedimentos de construção, evolução, avaliação, integração e manutenção de software;
Analisar e selecionar tecnologias adequadas para a construção de software;
Investigar, compreender e estruturar as características de domínios de aplicação em diversos contextos, que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas, individualmente e/ou em equipe;
Conceber, aplicar e validar princípios, padrões, boas práticas e modelos no desenvolvimento de software;
Participar e gerenciar projetos pertinentes à Engenharia de Software, conciliando objetivos conflitantes, com limitações de custos, tempo e com análise de riscos;
Identificar novas oportunidades de negócios e inovar nas áreas de atuação da Engenharia de Software;
Demonstrar habilidade de autoaprendizagem, colaboração e comunicação.
Ano 1
Currículo comum de todos os cursos
Ano 2
Currículo específico do curso escolhido
A partir do segundo ano você desenvolverá projetos específicos do curso que escolheu
Ano 3
Currículo em tempo parcial
No terceiro ano você pode iniciar os estágios em meio período
Ano 4
Aceleração de carreira
No quarto ano você escolhe em qual trilha realizar seus projetos: empreendedora, acadêmica ou corporativa.
*Portaria nº 1124, de 05/10/2021, publicada no D.O.U. nº 190, de 06/10/2021, Seção 1, página 204.
Grade
Curricular
Jogo Digital – Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas
Matemática/ Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Aplicação Web – Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas
Matemática/ Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Lógica para predição com Inteligência Artificial
Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Solução para IoT – Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.
Matemática/ Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Serviços em Cloud Computing – Análise e projeto de software para resolver problemas complexos utilizando arquitetura de sistemas em nuvem com foco na eficiência operacional e na confiabilidade, empregando testes de usuários e bancos de dados relacionais, dentro de um contexto digital global e interconectado.
Matemática/ Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Análise de processos de negócios como base para projetar arquiteturas orientadas a serviços (SOA). Desenvolvimento de soluções utilizando programação orientada a objetos e desenvolvimento dirigido por testes, fundamentados em padrões de design e qualidade de código, para explorar o universo de sistemas de recomendação para dispositivos móveis.
Matemática/ Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Automação com reconhecimento de áudio – Análise de requisitos funcionais e não funcionais com foco na arquitetura de soluções que dão ênfase ao reuso de componentes abertos e proprietários para desenvolver e integrar aplicações que trabalham com reconhecimento de áudio, análise de sentimentos e processamento de linguagem natural, focando também na usabilidade e em novas formas de interação humano-computador
Matemática/ Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Arquitetura de software flexível e sustentável – Análise, projeto e simulação de arquiteturas de software aderentes a estruturas de organização, comportamento e interação de componentes de um sistema, abordando os principais aspectos como partes, responsabilidades e interfaces, além de considerar a escalabilidade, manutenibilidade, segurança e desempenho, com ênfase nas decisões de design que orientam a construção de sistemas.
Matemática/ Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Testes automatizados e controle de qualidade de software – Uso de métodos e técnicas para o projeto e construção de testes automatizados, essenciais para o controle de qualidade de software e a detecção rápida de erros e falhas, visando garantir o comportamento esperado do sistema em simulações para diversos cenários.
Matemática/ Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Fluxo de entrega contínua – Aplicação de técnicas de DevOps e táticas de engenharia de software relacionados à governança de TI com o objetivo de assegurar a qualidade do processo de desenvolvimento de software e a entrega contínua de valor ao negócio.
Matemática/ Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Estrutura e governança para análise de dados – Aplicação de mecanismos e ferramentas de estruturação e análise e governança de dados, possibilitando a identificação de oportunidades de negócios, a otimização de processos e a conformidade regulatória, permitindo que as organizações obtenham insights confiáveis e tomem decisões informadas com base nos dados disponíveis.
Matemática/ Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Tendências e Atualizações
Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece cursos como Fundamentos de Segurança e Criptografia Pós-Quântica, Gestão de Risco em Cybersecurity, Experiências Imersivas e Jogo de Negócios, de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras, incluindo Libras – Língua Brasileira de Sinais.
Trilha de Empreendedorismo
Trilha Corporativa
Trilha Acadêmica
Atividades complementares
Carga Horária: 400 horas
Carga horária total
4000 horas
Grade
Curricular
Jogo Digital
Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Aplicação Web
Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Lógica para predição com Inteligência Artificial
Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Solução para IoT
Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Serviços em Cloud Computing – Análise e projeto de software para resolver problemas complexos utilizando arquitetura de sistemas em nuvem com foco na eficiência operacional e na confiabilidade, empregando testes de usuários e bancos de dados relacionais, dentro de um contexto digital global e interconectado.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Análise de processos de negócios como base para projetar arquiteturas orientadas a serviços (SOA). Desenvolvimento de soluções utilizando programação orientada a objetos e desenvolvimento dirigido por testes, fundamentados em padrões de design e qualidade de código, para explorar o universo de sistemas de recomendação para dispositivos móveis.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Automação com reconhecimento de áudio – Análise de requisitos funcionais e não funcionais com foco na arquitetura de soluções que dão ênfase ao reuso de componentes abertos e proprietários para desenvolver e integrar aplicações que trabalham com reconhecimento de áudio, análise de sentimentos e processamento de linguagem natural, focando também na usabilidade e em novas formas de interação humano-computador
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Arquitetura de software flexível e sustentável – Análise, projeto e simulação de arquiteturas de software aderentes a estruturas de organização, comportamento e interação de componentes de um sistema, abordando os principais aspectos como partes, responsabilidades e interfaces, além de considerar a escalabilidade, manutenibilidade, segurança e desempenho, com ênfase nas decisões de design que orientam a construção de sistemas.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Testes automatizados e controle de qualidade de software – Uso de métodos e técnicas para o projeto e construção de testes automatizados, essenciais para o controle de qualidade de software e a detecção rápida de erros e falhas, visando garantir o comportamento esperado do sistema em simulações para diversos cenários.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Fluxo de entrega contínua
Aplicação de técnicas de DevOps e táticas de engenharia de software relacionados à governança de TI com o objetivo de assegurar a qualidade do processo de desenvolvimento de software e a entrega contínua de valor ao negócio.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Estrutura e governança para análise de dados – Aplicação de mecanismos e ferramentas de estruturação e análise e governança de dados, possibilitando a identificação de oportunidades de negócios, a otimização de processos e a conformidade regulatória, permitindo que as organizações obtenham insights confiáveis e tomem decisões informadas com base nos dados disponíveis.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Tendências e Atualizações
Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece cursos como Fundamentos de Segurança e Criptografia Pós-Quântica, Gestão de Risco em Cybersecurity, Experiências Imersivas e Jogo de Negócios, de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras, incluindo Libras – Língua Brasileira de Sinais.
Trilha de Empreendedorismo
Trilha Corporativa
Trilha Acadêmica
Atividades complementares
Carga Horária: 400 horas
Carga horária total
4000 horas
Coordenadora do Curso:
Renato Penha
Tecnólogo em Processamento de Dados – Uniban (1997)
Pós Graduado em Administração em Banco de Dados – FIAP (2002)
MBA em Gestão de TI – FIAP (2007)
Mestre em Gestão de Projetos – Uninove (2012)
Doutor em Administração/Gestão de Projetos – Uninove (2018), com módulos em IAE Grenoble e Paris Dauphine universities (França)
Pós-Doutor em Administração/Gestão de Projetos – Uninove (2021), com módulo na Bentley University (EUA)
Diretora acadêmica:
Flávia Santoro
Graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Doutora e Mestra em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Sabáticos na Université Pierre et Marie Curie, França (2004-2005) e Queensland University of Technology, Austrália.
Trabalha há 20 anos como professora, coordenadora de cursos e pesquisadora em Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com foco em Gestão de Processos de Negócios, Processos Intensivos em Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Sistemas Colaborativos e Aprendizagem Baseada em Projetos.
Possui mais de 250 publicações com diversos resultados práticos.
Afonso Cesar Lelis Brandão
Engenheiro e pesquisador, trabalho na área de indústria e processos de qualidade utilizando IA e arquitetura de software.
André Godoi
Internet of Things e Sistemas Embarcados. 19 anos de experiência no Ensino e Mercado.
Bruna Mayer Costa
Artista Multimídia, Designer e Professora. Pesquisa as relações entre Arte, Ciência e Tecnologia.
Cristiano Da Silva Benites
Professor Especialista em Pensamento Computacional, pesquisador na área de lA para soluções na área da saúde e educação inclusiva, 18 anos experiência mercado e docência.
Cristina Gramani
Matemática, Pesquisa Operacional e Business Analytics. 21 anos de experiência na academia e em consultoria.
Diogo Martins Gonçalves De Moraes
Professor de Estatística e Matemática aplicada nas Engenharias e Administração.
Fernando Pizzo Ribeiro
Engenheiro elétrico. Mais de 15 anos de experiência como docente universitário nas disciplinas relacionadas à matemática.
Fillipe Resina
Ciência da Computação. 4 anos de experiência no mercado e 2 anos e meio na academia.
Filipe Gonçalves
Professor de paixão e profissão, há 12 anos lidera experiências educativas transformadoras em instituições de ensino e organizações.
Flávia Santoro
Sistemas de Informação, Gestão de Negócios, 24 anos de experiência.
Francisco Escobar
UX Designer, Game Designer, Filósofo, 20 anos de experiência como professor e desenvolvedor.
Geraldo Vasconcelos
Professor na área de Física, Matemática e Estatística com 10 anos de experiência no Ensino Superior.
Guilherme Cestari
Professor e pesquisador de Design/UX nas áreas de Computação, Design e Jogos Digitais, especializado em Semiótica.
Henrique Mohallem Paiva
Simulações Computacionais, Sistemas de Controle Automático, 20 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Jefferson De Oliveira Silva
Professor e Pesquisador em Ciência da Computação, Engenharia de Software e Inteligência Artificial.
Kizzy Terra
Formação em Engenharia de Computação e mestrado em Modelagem Matemática da Informação. Doutoranda em Inovação em Sistemas, atua como professora instrutora.
Mauricio Garcia
Inovação, Tecnologia e Negócios Digitais, 40 anos de experiência acadêmica e profissional.
Michele Bazana
Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica. 18 anos de experiência acadêmica na área de engenharia.
Murilo Zanini De Carvalho
Automação Industrial, Sistemas Embarcados, IA e desenvolvimento Full Stack. 11 anos de experiência na academia e mercado.
Natalia Varela Da Rocha Kloeckner
Professora nas áreas de gestão de negócios e supply chain. Mais de 10 anos de experiência no mercado e na docência.
Pedro Taberga
Gestão de Negócios, Empreendedorismo, Inovação, 10 anos de experiência.
Rafael Jacomossi
Professor de Economia e Direito nos cursos de Engenharias e Negócios. Mais de 20 anos de experiência profissional corporativa e de docência.
Rafael Will M De Araujo
Gestão de Negócios, Empreendedorismo, Inovação, 10 anos de experiência.
Ricardo Missori
Física (Óptica Quântica e Ensino de Física e Matemática), 19 anos de experiência em docência.
Victor Hayashi
Segurança da Informação, Internet das Coisas, Engenharia de Software e Sistemas Conversacionais. 7 anos de experiência.
Ana Cristina dos Santos
Professora, gestora Acadêmica e Educação Corporativa e 28 anos de experiência docente e gestão
Cesar Almiñana
Engenheiro, diretor de projetos e professor de negócios e Inteligência Artificial
Claudio André
Sistemas de Informação, Estratégia e gestão de Negócios Online, Educação Empreendedora Digital. 3o anos de experiência acadêmica e mercado corporativo.
Egon F Daxbacher
Gestão de projetos, Estratégia e Inovação, 14 anos de experiência acadêmica e 25 anos de mercado
Julia Stateri
Design, Produção Cultural e Gamificação. 20 anos de experiência na área de games e 16 anos de experiência acadêmica.
Fabiana Martins de Oliveira
Comunicóloga, Curadora e Artes, Design Digital, produtora e Gestora de Projetos e 16 anos de experiência na academia e no mercado.
Hermano Peixoto de Oliveira Junior
Profissional de Tecnologia da Informação e professor universitário na área de computação e engenharia elétrica
José Romualdo Costa
Professor dos cursos de Engenharia de Software, com foco em transformação digital, adoção de nuvem e agilidade.
Laíza Ribeiro Silva
Tecnologias Educacionais, Gamificação, Interação Humano-Computador, 5 anos de experiência na academia.
Marcelo Gonçalves
Sistemas de Informação. 38 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação e 18 anos de experiência na academia.
Monica Anastassiu
Engenheira de Software, Sistemas de Informação, Gestão de tecnologia da Informação, Gestão de Projetos, Gestão de Processos de Tecnologia e de Software, 10 anos de experiência na academia e 40 anos no mercado.
Raphael Garcia Moreira
Professor, Empreendedor e Engenheiro de Patentes com foco em IA. Desde 2006, envolvido em projetos com equipes multidisciplinares.
Reginaldo Arakaki
Professor Doutor em Engenharia de Computação e Sistemas Digitais pela USP. Linha de pesquisa – Aplicação industrial de Arquitetura com IoT e Digital Twin
Renato Penha
Sistemas de Informação. 25 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação e 12 anos de experiência na academia.
Rodolfo Goya
Computação. 44 anos de experiência em todas as áreas ligadas à computação.
Rodrigo Nicola
Robótica, Automação, Sistemas Embarcados e IA. 6 anos de experiência na academia e mercado.
Sérgio Venâncio
Experiência do Usuário, Design de Interação, Artes e Novas Tecnologias e 13 anos de experiência no mercado, 7 anos como professor e pesquisador.
Tomaz Sasaki
Desenvolvimento de Sistemas e Arquitetura de Software. 27 anos de experiência.
Vanessa Tavares Nunes
Professora Orientadora do Curso de Engenharia de Software. Fundadora da empresa SE7Ti – tecnologia e Informação que atua em consultoria e treinamento em Arquitetura Corporativa.
Localização
Um ecossistema de inovação e tecnologia localizado em São Paulo, dentro da cidade universitária.
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