Quando a moda encontra a IA: alunos criam o novo Assistente Virtual do Curadobia

Desenvolvendo um assistente virtual com IA generativa: alunos de Ciência da Computação do Inteli criam soluções reais para o Curadobia, aplicando NLP, PBL e modelos de IA em um desafio de mercado.

Autores: Tomaz Mikio Sasaki Jefferson Oliveira, professores do Inteli

Curadobia é um marketplace de moda onde os clientes encontram roupas e acessórios selecionados cuidadosamente por suas consultoras. O grande diferencial do Curadobia é justamente esta curadoria que se reflete em vários pontos de contato e busca dar ao cliente uma experiência semelhante a ter contato direto com a consultora: os produtos têm nomes próprios e descrições acessíveis; a organização do site é feita em categorias para o dia-a-dia e não se resume a estações e tendências; o atendimento é próximo e pessoal, com dicas para escolher, combinar, usar e cuidar das peças.


O Curadobia trouxe para os alunos de Ciência da Computação do Inteli o desafio de desenvolver um assistente virtual para o atendimento via chat do marketplace, mantendo as características de um atendimento diferenciado, próximo e pessoal.

Abordagem e desenvolvimento da solução

Os alunos de Ciência da Computação, durante o módulo chamado de “Sistema de processamento de linguagem natural com IA generativa”, trabalharam no desenvolvimento de uma solução para o Curadobia.

Seguindo o Learning Backlog do módulo, os alunos estudaram os tópicos relacionados ao Processamento de Linguagem Natural e à IA Generativa e, sob a orientação dos professores do módulo, exploraram o dataset, elaboraram a taxonomia de intenções e os fluxos conversacionais, treinaram modelos de classificação de intenções, implementaram um sistema de respostas contextuais com fallbacks, fizeram o fine-tuning dos modelos e muitas outras atividades.

O desenvolvimento destas atividades foi marcado por muitas interações entre os alunos e o Curadobia, com apresentação de propostas, coleta de dados adicionais e obtenção de feedbacks, tanto em relação às funcionalidades do assistente quanto aos aspectos visuais do chat inserido no site do Curadobia.

Resultado e impacto

Ao final do módulo, cada um dos 4 grupos de alunos apresentou sua solução para o assistente virtual do Curadobia. Foram feitas demonstrações com o assistente recomendando produtos para ocasiões específicas (festa, trabalho), lembrando de conversas anteriores com o mesmo cliente, respondendo a dúvidas sobre os preços e tamanhos disponíveis, sugerindo produtos similares e descrevendo os produtos com termos acessíveis que caracterizam o jeito Curadobia de falar.

Cada um dos 4 MVPs (Minimum Viable Product) desenvolvidos pelos grupos foi diferente do outro sob alguns aspectos. Por exemplo: cada um utilizou um modelo diferente para identificar as intenções e gerar as respostas; um deles apresentou respostas rápidas e simples; outro apresentou respostas mais elaboradas, mas um pouco mais demoradas.

Reflexões sobre o aprendizado

O Curadobia trouxe o problema, os dados e muita disposição para colaborar com o aprendizado dos alunos. Um projeto concreto como este é essencial dentro da metodologia PBL (Project Based Learning) utilizada no Inteli, e com ele os alunos puderam aplicar os conceitos estudados sobre Processamento de Linguagem Natural e IA Generativa, além de interagir ativamente com as pessoas que conduzem a empresa, buscando entender suas dores e o que pode trazer valor para seu negócio.

O Curadobia recebeu 4 MVPs que serão o ponto de partida para o seu assistente virtual e aprendeu características e desafios relacionados ao seu desenvolvimento.

Depoimentos

Quero agradecer em nome de todo mundo da sala. Obrigado pelo projeto, pelos feedback e principalmente pela presença nas sprints. (aluno da turma, na apresentação final)


Foi um grande prazer e muito aprendizado pra gente. Para mim, especialmente, que sou uma pessoa muito de humanas, entrar neste universo tão exato e técnico foi uma oportunidade de muito aprendizado. (Bia do Curadobia, na apresentação final)

Compartilhe:

Veja também: