Uma em cada dez organizações no mundo sofreu tentativas de ataques de ransomware em 2023, um aumento de 33% em relação ao ano anterior*.
Com a revolução digital, as organizações precisam adotar práticas robustas de cibersegurança como um componente estratégico. Ou seja, a inovação tecnológica deve ser acompanhada pela segurança para mitigar os riscos no ambiente digital.
Em uma parceria inédita, o Inteli e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançam a pós-graduação em Cyber Security, com a missão de formar especialistas com visão ampla da cibersegurança, incluindo temas como computação quântica, gestão estratégica e resposta a desastres.
O que você precisa saber…
Duração do curso
Modalidade do curso
Carga horária
Próxima turma:
Parceria entre duas instituições renomadas, que respiram excelência e inovação em tecnologia.
O Brasil deve ter um déficit de 140 mil profissionais de Cibersegurança até 2025.*
Desenvolva habilidades essenciais ligadas às principais tendências de mercado.
Professores de renome do Inteli e do IPT, com experiência e relevância no mercado.
Tenha acesso às mais recentes ferramentas aplicadas em cibersegurança para uma formação completa.
*https://www.datacenterdynamics.com/br/not%C3%ADcias/cresce-demanda-por-profissionais-de-ciberseguranca-no-mercado-brasileiro/
Confira mais informações como matriz curricular, investimento completo e outros detalhes no e-book do curso!
Ao concluir o curso, você será capaz de:
Cada módulo desenvolve conhecimentos específicos fundamentais para enfrentar desafios relevantes na área de cibersegurança.
A metodologia inovadora do Inteli garante que você trabalhe em cases práticos e desenvolva artefatos tecnológicos com aplicabilidade direta no mercado.
Encontros remotos ao vivo, com imersões presenciais nos campus do Inteli e do IPT a cada 5 semanas, com atividades hands-on.
Oportunidade de customizar a experiência com uma jornada internacional junto a um parceiro do Inteli e do IPT.
Conexão direta com parceiros da indústria e especialistas em cibersegurança.
Preenchimento de formulário e envio de currículo profissional e carta de apresentação.
Realização de entrevista online para entendimento do seu momento atual de carreira.
Envio de documentação para matrícula.
4 módulos independentes, sem pré-requisitos entre si:
Neste módulo, você terá a oportunidade de desenvolver um projeto focado em segurança de redes de computadores, dispositivos embarcados e IoT, estudando conceitos como hardware hacking, avaliação de impactos de Engenharia Social e simulação e segurança de redes;
Tecnologia
Simulação e segurança de redes
Hardware Hacking e IoT
Gestão & Liderança
Gestão e Proteção contra Engenharia Social
Aspectos Humanos
e Sociais em Cibersegurança
Neste módulo, você terá a oportunidade de desenvolver atividades em torno de planejamento e execução de testes de segurança, aplicando conceitos como Pentest e Zero Trust Security, além de planejar e gerenciar o risco em cibersegurança, focando em ambientes na nuvem;
Tecnologia
Zero Trust Security
Planejamento e execução de Pentest
Arquitetura de Sistemas baseados em Cloud
Gestão & Liderança
Avaliação de Riscos de Segurança
Gestão de Riscos em Cibersegurança
Este módulo é focado no processo de gestão e proteção de grandes empresas contra ameaças de segurança, desenvolvendo uma estratégia de defesa e planos de ação para resposta a incidentes, além de trabalhar questões como Compliance e Auditoria de grandes empresas em Cibersegurança;
Tecnologia
Análise de Malware
NLP e Gen AI para Cibersegurança
Gestão de Incidentes e Plano de Resposta a Desastres
Gestão & Liderança
Estratégia de Defesa
Compliance e Auditoria em Cibersegurança
Neste módulo, você poderá conhecer mais sobre o tema de computação quântica e como ela pode impactar a segurança de grandes organizações. O aluno estudará análises de riscos em criptografia, além de governança e estratégia de cibersegurança, trabalhando conceitos como implementação de quebra de criptografia e DevSecOps.
Tecnologia
Quebra de criptografia usando computador clássico e quântico
Análise de riscos com impacto em criptografia assimétrica
Gestão & Liderança
Liderança e Gestão de Equipes de Cibersegurança
Governança e Estratégia de Cibersegurança
+ Módulo 5 customizável:
Coordenador do Curso:
Victor Machado da Silva
Engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ.
Com um MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, é atualmente Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação no Inteli, onde desenvolve soluções educacionais inovadoras em tecnologia e segurança digital. Como Engenheiro de Software, atua em Qualidade de Software e Dívida Técnica, áreas cruciais para garantir a robustez e proteção das plataformas tecnológicas.
Coordenador do Curso:
Eduardo Luiz Machado
Doutor em Teoria Econômica pela USP e Pró-reitor de Pós-Graduação no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com foco em Transformação Digital e Indústria 4.0.
Suas pesquisas incluem Regulação e Nova Economia Institucional, áreas-chave para entender o impacto econômico da cibersegurança e das novas tecnologias no ambiente industrial e digital.
Ana Cristina dos Santos
Professora, Gestora Acadêmica e Educação Corporativa e 28 anos de experiência docente e gestão. Doutora em Engenharia Biomédica (POLI-USP).
André Godoi
Internet of Things e Sistemas Embarcados. 19 anos de experiência no Ensino e Mercado. Doutor em Engenharia Elétrica e Computação (Mackenzie).
Reginaldo Arakaki
Professor Doutor em Engenharia de Computação e Sistemas Digitais pela USP. Doutor em Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, EPUSP.
Rodolfo Riyoei Goya
Mestrado em Engenharia Elétrica – Modalidade Sistemas Eletrônicos Digitais e Microeletrônica (Poli-USP). Possui 44 anos de experiência em todas as áreas ligadas
à computação.
Victor Hayashi
Segurança da Informação, Internet das Coisas,
Engenharia de Software e Sistemas Conversacionais.
7 anos de experiência. Mestre em Engenharia
da Computação (Poli-USP).
Rodrigo Gava
CTO da VULTUS Cybersecurity Ecosystem, especialista em proteção de dados e resposta a incidentes com mais de 10 anos de experiência em Segurança Ofensiva. Atua no desenvolvimento de estratégias para grandes instituições, focando em investigação, resolução de causa raiz e recuperação pós-incidente.
Alexandre Brum
COO e sócio da VULTUS Cybersecurity Ecosystem. Ex consultor de gestão pela FALCONI, especializado em operações pelo INSPER e Cybersecurity. Membro do PCI SSC – Security Standards Council.
Domingo Montanaro
Cofundador e chairman da Ventura ERM. Perito em TI com 23 anos de experiência, é professor, palestrante internacional e coautor de 5 livros sobre proteção de dados, resposta a incidentes e risco cibernético.
Guilherme Neves
Sócio da Doutornet Tecnologia e Diretor de Cibersegurança da Sociedade Internacional de Automação. Doutor em Engenharia de Defesa, possui mais de 38 anos de experiência em TI, especializado em cibersegurança e forense computacional.
Anderson Aparecido Alves da Silva
Anderson, Doutor em Engenharia Elétrica (USP) e Pesquisador Sênior no IPT, possui 23 anos de experiência em TI. Atua em projetos de cidades inteligentes e segurança da informação, com foco em IoT e aprendizado de máquina.
Douglas Bellomo Cavalcante
Mestre em Automação e Controle de Processos (IFSP), com especialização em Automação Industrial (SENAI) e experiência em suporte a máquinas CNC. Atualmente, é Gerente Técnico e Pesquisador Assistente na área de Engenharia de Software e Transportes Inteligentes no IPT.
Eduardo Luiz Machado
Economista e Doutor em Teoria Econômica (USP), foi Diretor de Gestão Tecnológica no IPT e hoje é Pró-reitor de Pós-Graduação e Coordenador do Mestrado em Engenharia de Computação no IPT. Suas pesquisas focam em Economia Industrial e Transformação Digital.
Eduardo Takeo Ueda
Professor e orientador de Mestrado no IPT e docente no SENAC-SP, especialista em Criptografia e Segurança da Informação. Doutor em Engenharia Elétrica (USP), com foco em algoritmos criptográficos e cibersegurança.
Desenvolva habilidades cruciais para uma pessoa especialista em cibersegurança e conheça tecnologias na prática, aplicando seu aprendizado em artefatos demandados pela indústria. Aprimore habilidades de liderança, comunicação e gestão estratégica de defesa, com uma metodologia diferenciada, infraestrutura de ponta e docentes engajados com alta experiência profissional e acadêmica. Quer fazer parte desse time de transformadores?
O principal pré-requisito é ter uma graduação completa. Caso o(a) candidato(a) ainda não possua o diploma de conclusão, é necessário que ele forneça um certificado de conclusão constando dados de reconhecimento do curso e a data da colação de grau, que deve ser anterior à data de início das aulas da pós-graduação. Caso apresente o certificado de conclusão da graduação, é necessário que o(a) candidato(a) forneça o diploma em até 60 (sessenta) dias após o início das aulas, ficando sujeito a ter a matrícula cancelada caso não o entregue.
Além do pré-requisito acadêmico, é desejável que o(a) candidato(a) tenha experiência prévia, profissional e/ou acadêmica, com assuntos como programação em Python, sistemas operacionais, redes de computadores e computação em nuvem. No entanto, o Inteli fornecerá conteúdo complementar ao curso, de forma que o(a) candidato(a) possa estudar conteúdos dessas áreas em paralelo às aulas.
As aulas terão início em 03/02/2025, sendo cada módulo composto por 10 semanas. O primeiro módulo tem o encerramento previsto para 14/04/2025, e os módulos seguintes terão seus calendários apresentados após o início das aulas, sempre com pelo menos um módulo de antecedência, de forma a possibilitar ao(à) aluno(a) o seu planejamento pessoal e profissional.
Durante o curso, o(a) aluno(a) terá aulas no formato remoto e presencial. Os encontros remotos acontecerão de forma síncrona às segundas e quartas, no período da noite. Já os encontros presenciais ocorrerão a cada 5 ou 6 semanas, sempre nas sextas à tarde e no sábado pela manhã.
A pós-graduação em Cyber Security terá duração de 360 horas, distribuídas em 15 meses no total. Serão cinco módulos com duração de dez semanas cada um. As aulas terão início em 03/02/2025.
A pós-graduação em Cyber Security segue o modelo híbrido, com aulas remotas síncronas e encontros presenciais a cada 5 semanas, aproximadamente.
As aulas remotas serão realizadas ao vivo, e serão gravadas para que o(a) aluno(a) possa consultar o material posteriormente. Mesmo tendo as aulas gravadas, a presença no dia da aula é fundamental para garantir a presença mínima necessária para aprovação no curso.
As aulas presenciais acontecerão no campus do Inteli ou nos laboratórios do IPT, ambos localizados na Cidade Universitária (São Paulo/SP). As aulas presenciais não serão transmitidas ou gravadas.
Como a metodologia do Inteli é 100% baseada em projetos, todos os encontros, mesmo aqueles teóricos, são orientados para o desenvolvimento do projeto que será desenvolvido ao longo de cada módulo. A metodologia é ancorada pelos autoestudos, que são atividades individuais realizadas com conteúdos teóricos e práticos curados pela equipe de professores do curso e são voltados para a estruturação do conhecimento técnico do(a) aluno(a) antes dos encontros.
No geral, os encontros presenciais são hands-on, com atividades em laboratórios e aplicações práticas junto com os professores orientadores. Alguns dos encontros remotos são voltados para consolidar conteúdos teóricos chaves para o curso.
Sim, o(a) aluno(a) precisa ter presença de pelo menos 75% das aulas (remotas e presenciais) para aprovação em cada módulo. A gravação das aulas remotas é um recurso para permitir rever conteúdos importantes e cobrir eventuais faltas não planejadas.
Não há cobrança de taxa de inscrição ou taxa de matrícula no curso de pós-graduação em Cyber Security.
Localização
Um ecossistema de inovação e tecnologia localizado em São Paulo, dentro da cidade universitária.
Cursos
Seja um parceiro
Localização
Um ecossistema de inovação e tecnologia localizado em São Paulo, dentro da cidade universitária.