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Nosso objetivo é formar engenheiras e engenheiros capazes de utilizar conhecimentos científicos e tecnológicos da computação (hardware e software) no desenvolvimento de soluções com impactos econômicos, ambientais, sociais e éticos no mercado e na vida das pessoas.
Durante essa incrível jornada de aprendizado, você terá a oportunidade de desenvolver uma visão de negócios em áreas como finanças corporativas, inteligência de mercado, marketing digital e people analytics, além de trabalhar as suas competências socioemocionais.
Participar e gerenciar projetos pertinentes à Engenharia de Computação, resolvendo problemas que envolvam perspectivas interdisciplinares;
Analisar e avaliar arquiteturas de computadores, incluindo plataformas paralelas e distribuídas, como também desenvolver e otimizar software para elas;
Compreender, implementar e gerenciar a segurança de sistemas de computação;
Analisar, avaliar, selecionar e configurar plataformas de hardware para o desenvolvimento e implementação de aplicações de software e serviços;
Reconhecer seu papel na sociedade por meio de pensamento crítico, promovendo inovações nas áreas de atuação do Engenheiro(a) de Computação;
Demonstrar habilidade de autoaprendizagem, colaboração e comunicação.
Ano 1
Currículo comum de todos os cursos
Ano 2
Currículo específico do curso escolhido
A partir do segundo ano você desenvolverá projetos específicos do curso que escolheu
Ano 3
Currículo em tempo parcial
No terceiro ano você pode iniciar os estágios em meio período
Ano 4
Aceleração de carreira
No quarto ano você escolhe em qual trilha realizar seus projetos: empreendedora, acadêmica ou corporativa.
*Portaria nº 1124, de 05/10/2021, publicada no D.O.U. nº 190, de 06/10/2021, Seção 1, página 204.
Grade
Curricular
Jogo Digital – Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Aplicação Web – Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Lógica para predição com Inteligência Artificial- Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Solução para IoT- Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Automação de processos e sistemas – Desenvolvimento de um sistema de automação, abordando eletrônica analógica e digital, tecnologias embarcadas e robótica, integrando sensoriamento e instrumentação.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Robótica móvel e visão computacional – Desenvolvimento de um sistema integrando robôs móveis e visão computacional, aplicando simulação de sistemas eletromecânicos, controle e redes neurais.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Sistema de manutenção preditiva com IA e arquitetura em nuvem – Desenvolvimento de sistemas de manutenção preditiva utilizando inteligência artificial e arquitetura em nuvem, com foco em análise de dados e machine learning.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Robô de serviço autônomo com IA generativa – Desenvolvimento de um robô de serviço autônomo utilizando IA generativa, com foco em interação homem-máquina, automação de tarefas e navegação autônoma.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Hiperconectividade para Cidades Inteligentes – Desenvolvimento de sistemas avançados para cidades inteligentes, focando em modelos de comunicação em redes, segurança da informação e BI – Business Intelligence.
Computação
UX
Negócios
Liderança
Aplicações Hiperescaláveis – Desenvolvimento de aplicativos móveis e plataforma de suporte que lida com grandes demandas de acesso, medindo seu desempenho por meio de ferramentas de teste de carga e implementando observabilidade.
Computação
UX
Negócios
Liderança
Sistema em edge computing
Desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial com processamento na borda (edge computing), reduzindo drasticamente a latência, aumentando a confiabilidade e otimizando o uso de recursos de nuvem.
Computação
UX
Negócios
Liderança
Tendências e Atualizações
Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece cursos como Fundamentos de Segurança e Criptografia Pós-Quântica, Gestão de Risco em Cybersecurity, Experiências Imersivas e Jogo de Negócios, de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras, incluindo Libras – Língua Brasileira de Sinais.
Trilha de Empreendedorismo
Trilha Corporativa
Trilha Acadêmica
Atividades complementares
Carga Horária: 400 horas
Carga horária total
4000 horas
Grade
Curricular
Jogo Digital – Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Aplicação Web – Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Lógica para predição com Inteligência Artificial – Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Solução para IoT – Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.
Matemática/Física
Computação
Design
Negócios
Liderança
Automação de processos e sistemas – Desenvolvimento de um sistema de automação, abordando eletrônica analógica e digital, tecnologias embarcadas e robótica, integrando sensoriamento e instrumentação.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Robótica móvel e visão computacional – Desenvolvimento de um sistema integrando robôs móveis e visão computacional, aplicando simulação de sistemas eletromecânicos, controle e redes neurais.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Sistema de manutenção preditiva com IA e arquitetura em nuvem – Desenvolvimento de sistemas de manutenção preditiva utilizando inteligência artificial e arquitetura em nuvem, com foco em análise de dados e machine learning.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Robô de serviço autônomo com IA generativa – Desenvolvimento de um robô de serviço autônomo utilizando IA generativa, com foco em interação homem-máquina, automação de tarefas e navegação autônoma.
Matemática/Física
Computação
UX
Negócios
Liderança
Hiperconectividade para Cidades Inteligentes – Desenvolvimento de sistemas avançados para cidades inteligentes, focando em modelos de comunicação em redes, segurança da informação e BI – Business Intelligence.
Computação
UX
Negócios
Liderança
Aplicações Hiperescaláveis – Desenvolvimento de aplicativos móveis e plataforma de suporte que lida com grandes demandas de acesso, medindo seu desempenho por meio de ferramentas de teste de carga e implementando observabilidade.
Computação
UX
Negócios
Liderança
Sistema em edge computing – Desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial com processamento na borda (edge computing), reduzindo drasticamente a latência, aumentando a confiabilidade e otimizando o uso de recursos de nuvem.
Computação
UX
Negócios
Liderança
Tendências e Atualizações – Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece cursos como Fundamentos de Segurança e Criptografia Pós-Quântica, Gestão de Risco em Cybersecurity, Experiências Imersivas e Jogo de Negócios, de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras, incluindo Libras – Língua Brasileira de Sinais.
Trilha de Empreendedorismo
Trilha Corporativa
Trilha Acadêmica
Atividades complementares
(Carga Horária – 400 horas)
Carga horária total
4000 horas
Coordenador de Curso do Ciclo Básico (1º ano)
Sergio Venâncio
Experiência do Usuário, Design de Interação, Artes e Novas Tecnologias e 13 anos de experiência no mercado, 7 anos como professor e pesquisador.
Coordenadora do curso
(2º e 3º ano)
Michele Bazana
Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica. 18 anos de experiência acadêmica na área de engenharia.
Coordenador do curso
(4º ano)
Egon F Daxbacher
Gestão de projetos, Estratégia e Inovação, 14 anos de experiência acadêmica e 25 anos de mercado
Diretora acadêmica:
Flávia Santoro
Graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Doutora e Mestra em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Sabáticos na Université Pierre et Marie Curie, França (2004-2005) e Queensland University of Technology, Austrália.
Trabalha há 20 anos como professora, coordenadora de cursos e pesquisadora em Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com foco em Gestão de Processos de Negócios, Processos Intensivos em Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Sistemas Colaborativos e Aprendizagem Baseada em Projetos.
Possui mais de 250 publicações com diversos resultados práticos.
Sérgio Venâncio
Experiência do Usuário, Design de Interação, Artes e Novas Tecnologias e 13 anos de experiência no mercado, 7 anos como professor e pesquisador.
Tomaz Sasaki
Desenvolvimento de Sistemas e Arquitetura de Software. 27 anos de experiência.
Vanessa Tavares Nunes
Professora Orientadora do Curso de Engenharia de Software. Fundadora da empresa SE7Ti – tecnologia e Informação que atua em consultoria e treinamento em Arquitetura Corporativa.
Luciano Galdino
Docente há 23 anos, sendo 15 anos no Ensino Superior nas disciplinas de Matemática e Física. Experiência de 10 anos na indústria.
Afonso Cesar Lelis Brandão
Engenheiro e pesquisador, trabalho na área de indústria e processos de qualidade utilizando IA e arquitetura de software.
André Godoi
Internet of Things e Sistemas Embarcados. 19 anos de experiência no Ensino e Mercado.
Bruna Mayer Costa
Artista Multimídia, Designer e Professora. Pesquisa as relações entre Arte, Ciência e Tecnologia.
Cristiano Da Silva Benites
Professor Especialista em Pensamento Computacional, pesquisador na área de lA para soluções na área da saúde e educação inclusiva, 18 anos experiência mercado e docência.
Cristina Gramani
Matemática, Pesquisa Operacional e Business Analytics. 21 anos de experiência na academia e em consultoria.
Diogo Martins Gonçalves De Moraes
Professor de Estatística e Matemática aplicada nas Engenharias e Administração.
Fernando Pizzo Ribeiro
Engenheiro elétrico. Mais de 15 anos de experiência como docente universitário nas disciplinas relacionadas à matemática.
Fillipe Resina
Ciência da Computação. 4 anos de experiência no mercado e 2 anos e meio na academia.
Filipe Gonçalves
Professor de paixão e profissão, há 12 anos lidera experiências educativas transformadoras em instituições de ensino e organizações.
Flávia Santoro
Sistemas de Informação, Gestão de Negócios, 24 anos de experiência.
Francisco Escobar
UX Designer, Game Designer, Filósofo, 20 anos de experiência como professor e desenvolvedor.
Geraldo Vasconcelos
Professor na área de Física, Matemática e Estatística com 10 anos de experiência no Ensino Superior.
Guilherme Cestari
Professor e pesquisador de Design/UX nas áreas de Computação, Design e Jogos Digitais, especializado em Semiótica.
Henrique Mohallem Paiva
Simulações Computacionais, Sistemas de Controle Automático, 20 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Jefferson De Oliveira Silva
Professor e Pesquisador em Ciência da Computação, Engenharia de Software e Inteligência Artificial.
Kizzy Terra
Formação em Engenharia de Computação e mestrado em Modelagem Matemática da Informação. Doutoranda em Inovação em Sistemas, atua como professora instrutora.
Mauricio Garcia
Inovação, Tecnologia e Negócios Digitais, 40 anos de experiência acadêmica e profissional.
Michele Bazana
Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica. 18 anos de experiência acadêmica na área de engenharia.
Murilo Zanini De Carvalho
Automação Industrial, Sistemas Embarcados, IA e desenvolvimento Full Stack. 11 anos de experiência na academia e mercado.
Natalia Varela Da Rocha Kloeckner
Professora nas áreas de gestão de negócios e supply chain. Mais de 10 anos de experiência no mercado e na docência.
Pedro Taberga
Gestão de Negócios, Empreendedorismo, Inovação, 10 anos de experiência.
Rafael Jacomossi
Professor de Economia e Direito nos cursos de Engenharias e Negócios. Mais de 20 anos de experiência profissional corporativa e de docência.
Rafael Will M De Araujo
Gestão de Negócios, Empreendedorismo, Inovação, 10 anos de experiência.
Bryan Kano
Cibersegurança. Proteção de Dados e Privacidade. Inteligência Artificial. Professor, consultor e empreendedor.
Victor Hayashi
Segurança da Informação, Internet das Coisas, Engenharia de Software e Sistemas Conversacionais. 7 anos de experiência.
Ana Cristina dos Santos
Professora, gestora Acadêmica e Educação Corporativa e 28 anos de experiência docente e gestão
Cesar Almiñana
Engenheiro, diretor de projetos e professor de negócios e Inteligência Artificial
Claudio André
Sistemas de Informação, Estratégia e gestão de Negócios Online, Educação Empreendedora Digital. 30 anos de experiência acadêmica e mercado corporativo.
Egon F Daxbacher
Gestão de projetos, Estratégia e Inovação, 14 anos de experiência acadêmica e 25 anos de mercado
Julia Stateri
Design, Produção Cultural e Gamificação. 20 anos de experiência na área de games e 16 anos de experiência acadêmica.
Fabiana Martins de Oliveira
Comunicóloga, Curadora e Artes, Design Digital, produtora e Gestora de Projetos e 16 anos de experiência na academia e no mercado.
Hermano Peixoto de Oliveira Junior
Profissional de Tecnologia da Informação e professor universitário na área de computação e engenharia elétrica
José Romualdo Costa
Professor dos cursos de Engenharia de Software, com foco em transformação digital, adoção de nuvem e agilidade.
Laíza Ribeiro Silva
Tecnologias Educacionais, Gamificação, Interação Humano-Computador, 5 anos de experiência na academia.
Marcelo Gonçalves
Sistemas de Informação. 38 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação e 18 anos de experiência na academia.
Ovidio Lopes da Cruz Netto
Professor na área de Programação. Mais de 20 anos de experiência no mercado e na docência.
Raphael Garcia Moreira
Professor, Empreendedor e Engenheiro de Patentes com foco em IA. Desde 2006, envolvido em projetos com equipes multidisciplinares.
Reginaldo Arakaki
Professor Doutor em Engenharia de Computação e Sistemas Digitais pela USP. Linha de pesquisa – Aplicação industrial de Arquitetura com IoT e Digital Twin
Renato Penha
Sistemas de Informação. 25 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação e 12 anos de experiência na academia.
Rodolfo Goya
Computação. 44 anos de experiência em todas as áreas ligadas à computação.
Rodrigo Nicola
Robótica, Automação, Sistemas Embarcados e IA. 6 anos de experiência na academia e mercado.
Sérgio Venâncio
Experiência do Usuário, Design de Interação, Artes e Novas Tecnologias e 13 anos de experiência no mercado, 7 anos como professor e pesquisador.
Tomaz Sasaki
Desenvolvimento de Sistemas e Arquitetura de Software. 27 anos de experiência.
Vanessa Tavares Nunes
Professora Orientadora do Curso de Engenharia de Software. Fundadora da empresa SE7Ti – tecnologia e Informação que atua em consultoria e treinamento em Arquitetura Corporativa.
Luciano Galdino
Docente há 23 anos, sendo 15 anos no Ensino Superior nas disciplinas de Matemática e Física. Experiência de 10 anos na indústria.
Afonso Cesar Lelis Brandão
Engenheiro e pesquisador, trabalho na área de indústria e processos de qualidade utilizando IA e arquitetura de software.
André Godoi
Internet of Things e Sistemas Embarcados. 19 anos de experiência no Ensino e Mercado.
Bruna Mayer Costa
Artista Multimídia, Designer e Professora. Pesquisa as relações entre Arte, Ciência e Tecnologia.
Cristiano Da Silva Benites
Professor Especialista em Pensamento Computacional, pesquisador na área de lA para soluções na área da saúde e educação inclusiva, 18 anos experiência mercado e docência.
Localização
Um ecossistema de inovação e tecnologia localizado em São Paulo, dentro da cidade universitária.
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