Tem muita gente comentando sobre o relatório State of AI in Business 2025 do MIT, que afirma que 95% das tentativas de ganhar dinheiro ou eficiência com modelos de IA não deram resultado.

Eu tenho insistido nisso. A IA é uma ferramenta poderosa, mas ela não funciona sozinha, sem agência humana. Não é uma bala de prata. Não basta dar ChatGPT, Gemini, Claude, etc., para todo mundo e pronto.
Vejam o que diz o relatório: “...a principal razão para os fracassos reside na lacuna de aprendizado. Isso porque as empresas ainda não sabem como usar bem as novas ferramentas e nem aproveitá-las na sua rotina de trabalho”.
Não tem jeito, tem que meter a mão no código e desenvolver agentes específicos para cada situação. E as soluções “no code” estão apenas atrasando isso. Elas dão a sensação de velocidade no desenvolvimento, mas é vôo de galinha. Servem apenas para pequenos projetos e provas de conceito.
Além disso, vejam esta matéria falando sobre a “IA Paralela“, que é o uso de assistentes de IA sem autorização formal da empresa. Ou seja, a empresa está falhando em seus projetos de IA, enquanto seus funcionários estão usando-a “por fora”.
Não tem caminho fácil, não tem bala de prata e nem fórmula mágica. Continuamos como sempre:
- Escolha de um problema relevante
- Clareza na sua definição
- Qualidade dos dados
- Gente boa no desenvolvimento
Isso não vai mudar.