Os professores Henrique Paiva e Vitor Hayashi compartilham os insights da pesquisa apresentada na IEEE TALE 2024, trazendo reflexões importantes sobre o papel das atividades avaliativas em vídeo para estimular autorreflexão e habilidades de comunicação em cursos de tecnologia.
A pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação de atividades avaliativas em vídeo como alternativa para estimular a autorreflexão em cursos de tecnologia, evitando que os alunos recorram exclusivamente ao ChatGPT para responder de forma superficial às atividades avaliativas. Realizada ao longo de dois anos, a pesquisa coletou as percepções de 53 estudantes de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software e Ciência da Computação. A motivação foi explorar métodos que promovam a participação ativa dos alunos e desenvolvam habilidades de comunicação, muitas vezes negligenciadas em avaliações exclusivamente textuais ou de código.
Os resultados mostraram que, embora os alunos tenham identificado maior flexibilidade de tempo e maior reflexão nas atividades em vídeo, eles também relataram dificuldades com a edição de vídeos e aumento da ansiedade. Além disso, apesar da proposta estimular a articulação de argumentos e a comunicação verbal, a maioria dos alunos ainda demonstrou preferência por avaliações textuais ou de código, que são mais suscetíveis ao uso passivo do ChatGPT.
O estudo sugere que atividades avaliativas em vídeo podem ser implementadas de forma complementar às avaliações tradicionais, visando promover habilidades de comunicação e reflexão crítica. A pesquisa é relevante por indicar que, embora o uso do ChatGPT possa ser benéfico, é essencial encontrar métodos avaliativos que incentivem um uso mais ativo e reflexivo da ferramenta, contribuindo para um aprendizado mais significativo.
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