Como é trabalhar com robôs, inteligência artificial e internet das coisas (IoT)

Descubra como robôs, inteligência artificial e IoT já fazem parte do presente e como alunos do Inteli aplicam essas tecnologias em projetos reais.

por Victor Hayashi e Murilo Zanini (professores do Inteli) e Luiza Rubim (aluna do Inteli)

Como seria um mundo em que os robôs pudessem realizar tarefas como pegar coisas, montar conjuntos de elementos e ainda interagir conosco durante esse processo? Melhor ainda, imagine que nós pudéssemos mensurar e verificar como está a situação de muitas coisas naquele mesmo instante!?

Pense nas possibilidades:

  • Geladeiras que informam ao fabricante quando um produto veio em quantidade maior que o necessário.
  • Eletrodomésticos que auxiliam pessoas que vivem sozinhas, reduzindo acidentes.
  • Tecnologias invisíveis, como as redes celulares, que mudam de geração sem que percebamos.

Agora, pense que esse mundo nada mais é que o nosso mundo. E não só é nosso mundo, como é o nosso tempo atual.

Robôs já estão presentes em várias áreas

Pode parecer distante imaginar robôs realizando tarefas no dia a dia, mas eles já fazem parte da nossa rotina.

  • Nos centros de distribuição, ajudam para que compras on-line cheguem mais rápido.
  • Em hospitais, apoiam profissionais de saúde na separação de medicamentos.

Tudo isso é construído a partir de processos que a humanidade vem evoluindo ao longo dos anos.

O que isso tem a ver com o Inteli?

Nos cursos do Inteli, trabalhamos com projetos e parceiros que nos permitem projetar e arquitetar soluções que utilizam robôs e sensores para resolver problemas reais.

Alguns exemplos de soluções desenvolvidas aqui:

  • Separação de medicamentos
  • Monitoramento de condições de aeronaves
  • Verificação de sistemas de transferência de fluidos

Preciso saber algo previamente para trabalhar com esses sistemas?

Ótima pergunta!

Esses sistemas trazem para o mundo físico algo muito usado na computação: a abstração.
Com ela, conseguimos representar ações (como pegar um objeto ou fazer um robô se deslocar) sem precisar conhecer toda a complexidade do processo.

A importância da construção por camadas

Isso não significa que você não precisa de conhecimento específico. Muito pelo contrário.

O que acontece é que, com a abstração, esse conhecimento pode ser construído em camadas:

  • Cada camada conquistada representa mais aprendizado.
  • Esse ciclo aproxima o estudante de entender como os elementos funcionam por completo.
  • Trabalhar com esses sistemas aplicados dá significado ao aprendizado, no que chamamos de aprendizado significativo.

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