A pesquisa apresentada na IEEE ICEED 2024, conduzida por mim, a professora e diretora acadêmica Flavia Santoro, e o aluno Vinícius Kumagai, investigou a eficácia da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) no ensino de desenvolvimento web, por meio da criação de uma aplicação voltada para a contratação de profissionais da construção civil.
Realizada ao longo de dez semanas em um contexto acadêmico focado em tecnologia, a pesquisa avaliou como o PBL impacta a formação técnica e a confiança dos estudantes.
Os resultados mostraram que, ao trabalhar em projetos reais, os alunos não só aprimoraram habilidades em programação e design de interfaces, mas também desenvolveram competências essenciais como colaboração, resolução de problemas e maior autonomia. Além disso, relataram aumento no engajamento e maior conexão entre teoria e prática.
O estudo reforça a importância de metodologias ativas no ensino superior, evidenciando que experiências práticas são fundamentais para preparar profissionais mais completos e alinhados às demandas reais do mercado de tecnologia. Saiba mais aqui.