Como tornar o ensino de robótica mais prático, engajador e conectado ao mercado?

Estudo conduzido por professores do Inteli e do ITA analisa como a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) aprimora o ensino de robótica, em pesquisa apresentada na conferência internacional EDUNINE 2024.

A pesquisa Teaching Robotic Concepts Using Project-Based Learning: A Case Study, apresentada na VIII IEEE World Engineering Education Conference (EDUNINE 2024), foi conduzida pelo professor Henrique Paiva, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e contou com a participação da aluna Bianca Lima, do curso de Engenharia de Computação do Inteli.

O estudo teve como objetivo investigar a eficácia da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) na ensinação de conceitos de robótica, explorando como essa metodologia contribui para o desenvolvimento técnico e prático dos estudantes em um contexto de aprendizagem ativa.

A motivação surgiu da necessidade de integrar teoria e prática, oferecendo aos estudantes experiências mais significativas e alinhadas ao mercado.

Os resultados mostraram que, ao se envolverem em projetos reais de robótica, os estudantes desenvolveram habilidades técnicas (como programação e montagem de sistemas) e competências interpessoais (colaboração, resolução de problemas). A metodologia PBL facilitou a compreensão de conceitos complexos e aumentou o engajamento dos alunos.

Este estudo reforça a importância de metodologias ativas no ensino de engenharia, especialmente em áreas que envolvem tecnologias emergentes. Ao integrar projetos práticos ao currículo, é possível formar profissionais mais preparados para os desafios do futuro.


Compartilhe:

Veja também: