Como transformar o ensino de Internet das Coisas (IoT) em uma experiência mais dinâmica, motivadora e prática?

Artigo apresentado no VIII Congresso sobre Tecnologias na Educação analisa o uso de jogos no ensino de IoT, mostrando como essa abordagem torna o aprendizado mais acessível, interativo e eficaz na integração entre teoria e prática.

Essa foi a questão abordada no artigo apresentado no VIII Congresso sobre Tecnologias na Educação, pelos professores Victor Hayashi, Flavia Santoro e Vitor Quiroz.

O ensino de IoT apresenta desafios significativos por integrar áreas como Eletrônica, Redes, Programação em Microcontroladores e Desenvolvimento Web. Para tornar o aprendizado mais acessível, a pesquisa propôs o uso de jogos como ferramenta pedagógica, buscando aumentar o engajamento e tornar o conteúdo mais próximo da prática.

A experiência, realizada com 30 estudantes de graduação, mostrou que os jogos facilitaram a compreensão de conceitos complexos, tornaram o processo mais interativo e promoveram maior motivação. Além de melhorar o entendimento técnico, a estratégia também fortaleceu o vínculo dos alunos com o conteúdo e estimulou o desenvolvimento de habilidades práticas.

A pesquisa demonstra que o uso de jogos pode ser uma alternativa inovadora e eficaz para o ensino técnico, sendo aplicável a outras áreas que exigem constante integração entre teoria e prática.

Acesse o artigo completo aqui

Compartilhe:

Veja também: