Inteli publica dois artigos no IEEE ICACIT

Inteli avança na pesquisa acadêmica com dois artigos aceitos no IEEE ICACIT, destacando inovação pedagógica, PBL e o desenvolvimento de competências essenciais em STEM.

Dois artigos produzidos por nossos alunos e pesquisadores foram aceitos no IEEE International Symposium on Engineering Accreditation (ICACIT), um dos principais eventos internacionais dedicados à acreditação e à qualidade da educação superior em STEM na América Latina.

Com mais de 20 anos de atuação, o ICACIT reúne instituições que buscam excelência acadêmica e desenvolvem pesquisas capazes de transformar modelos educacionais. Estar presente nesse espaço reforça o compromisso do Inteli com inovação pedagógica, rigor científico e impacto social.

Os estudos aprovados exploram dois temas fundamentais para a formação de líderes em tecnologia: autoavaliação e desenvolvimento de competências socioemocionais e aprendizagem baseada em projetos para o ensino de Processamento de Linguagem Natural.

Autoavaliação e competências socioemocionais no primeiro ano de Computação

O artigo Self-Assessment and the Development of Socio-Emotional Competencies in First-Year Computing Students, escrito por Julia Stateri, Filipe Gonçalves e Rajesh Rani, analisa práticas de autoavaliação no primeiro ano dos cursos de Computação do Inteli, investigando como esse processo contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, dimensões cada vez mais necessárias no mercado global e em ambientes de inovação.

Julia Stateri

Mais do que um instrumento de avaliação, a autoavaliação é, para nós, um verdadeiro diagnóstico das competências técnicas e socioemocionais dos alunos. Com esse mapeamento em mãos, conseguimos, em alinhamento com o corpo docente e a coordenação, planejar estratégias mais precisas para apoiar cada estudante na superação de suas dificuldades, sejam elas técnicas ou socioemocionais. Ela não oferece apenas uma leitura geral da turma: traz também um retrato individual das competências que cada aluno percebe em si mesmo. E esse nível de detalhe enriquece profundamente a relação entre orientação e estudantes.

Julia Stateri

PBL para ensinar Processamento de Linguagem Natural na graduação

O segundo artigo, Project-Based Learning for Teaching Natural Language Processing in Undergraduate Computing, é resultado do estudo conduzido por Thiago Goulart, estudante de Iniciação Científica, orientado pelo Prof. Henrique Paiva e co-orientado pelo Prof. Victor Hayashi. A pesquisa analisa o módulo dedicado a Processamento de Linguagem Natural e demonstra como o Project-Based Learning (PBL) impulsiona a aprendizagem profunda em temas complexos da IA.

Esse trabalho também simboliza o espírito de colaboração institucional que orienta o Inteli: Thiago recebeu uma bolsa da UNIFESP para conduzir sua pesquisa, conectando duas instituições comprometidas com inovação em ciência e formação acadêmica.

henrique paiva

A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) tem grande impacto no ensino de IA, pois promove pensamento crítico, autonomia e a capacidade de aplicar conceitos complexos em situações reais.

Henrique Paiva

Publicar no ICACIT significa estar lado a lado com instituições que definem padrões para o ensino de STEM na América Latina. Mais do que um reconhecimento externo, esses artigos confirmam que o Inteli está construindo um caminho sólido na produção de conhecimento sobre educação em tecnologia, um caminho que nasce da prática, encontra rigor científico e volta para a sala de aula em forma de inovação.

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