O artigo “O talento de delegar: testagem de um jogo para o aperfeiçoamento de soft skills em treinamentos oferecidos por RH terceirizado” apresenta o desenvolvimento e a testagem do jogo “O Talento de Delegar”, criado para aprimorar a habilidade de delegação de tarefas em profissionais em cargos de liderança, com idades entre 23 e 35 anos. Com mecânicas simples, como o gesto de arrastar e soltar, o jogo foi projetado para ser intuitivo e eficaz no ensino dessa competência fundamental para o ambiente corporativo.
Durante o processo de testes, a equipe aprimorou o jogo com base na experiência do usuário, garantindo facilidade de uso e clareza nas interações. Os resultados mostraram que os participantes foram capazes de aprender e aplicar os conceitos de delegação de maneira prática e eficiente — reforçando o potencial do jogo como uma abordagem dinâmica para o desenvolvimento de soft skills voltadas à liderança.
Mais do que um jogo, “O Talento de Delegar” se apresenta como uma ferramenta inovadora que complementa os programas tradicionais de capacitação. Ao transformar o aprendizado em uma experiência interativa e envolvente, a proposta contribui para o aperfeiçoamento das competências de liderança e oferece às empresas um novo caminho para fortalecer suas equipes.
Autores:
- Guilherme Henrique de Oliveira Cestari (professor orientador)
- Caio Teixeira de Paula (Engenharia da Computação – EC)
- Heitor Prudente (Engenharia de Software – ES)
- Pedro Bannwart (Ciência da Computação – CC)
- Raissa Melo (Engenharia de Software – ES)
- Raphaela Guiland Ferraz (Engenharia de Software – ES)
- Yan Coutinho (Sistemas de Informação – SI)
📖 Referência:
Paula, C.T., et al. O talento de delegar: testagem de um jogo para o aperfeiçoamento de soft skills em treinamentos oferecidos por RH terceirizado”. Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). SBC, 2023. p. 850-857