Protótipos entregues

Nosso Edital de Projetos é a forma que comunicamos ao mercado quais os projetos disponíveis para o próximo semestre. Nesse período recebemos as inscrições das iniciativas das empresas, ONGs e instituições governamentais com seus desafios de negócios.

A contribuição para a sociedade é um pilar fundamental do nosso modelo. Por isso, disponibilizamos os protótipos desenvolvidos pelos nossos alunos ao longo dos anos.

O nosso modelo de aprendizagem por projetos desenvolve competências computacionais, competências de negócios e habilidades socioemocionais através de soluções de problemas reais do mercado.

Desejamos que outras empresas, organizações não governamentais (ONGs) ou entidades governamentais encontrem aqui um repositório abrangente de soluções inovadoras e alternativas para enfrentar seus desafios.

Os protótipos podem ser baixados, customizados e adaptados livremente para atender a problemas similares, e acreditamos que esses protótipos têm o potencial de serem amplamente utilizados por toda a comunidade de tecnologia, promovendo colaboração e inovação em larga escala.

Projeto

Empresa

Curso

Jogo Digital

Comum - 1º Ano

Empresa:

Dell Technologies.

Problema:

Dell Digital Global está passando por uma transformação no modelo atual de desenvolvimento de software com foco no Modelo de Produtos (e não mais projetos como antigamente) transição do modelo de negócios da empresa para um novo com foco em produtos.

Objetivo:

The Product Model RPG: Um game (funcional ou prototipado) no modelo RPG (Role-Playing Game) que possa auxiliar no treinamento dos funcionários do departamento de IT enfrentando situações rotineiras do Modelo de Produtos. Auxiliando assim nossos colaboradores na preparação para realização de suas atividades de trabalho de uma forma interativa, divertida, prática e facilmente escalável.

Público:

Colaboradores da Dell.

Jogo Digital

Comum - 1º Ano

Empresa:

USP - Medicina.

Problema:

Falta de conscientização de como nossos hábitos diários podem determinar o nosso bem-estar.

Objetivo:

Promoção a saúde através de um Game, disseminando de forma divertida o como os hábitos impactam na saúde e podem ajudar na prevenção aos diversos tipos de cânceres.

Público:

Estudantes e jovens em geral.

Jogo Digital

Comum - 1º Ano

Empresa:

Inteli.

Problema:

Diversos cursos de Tecnologia têm características semelhantes, porém formam perfis profissionais diferentes. A falta de clareza nas semelhanças e diferenças ocasiona muitas dúvidas na escolha adequada do curso.

Objetivo:

Através de um game, gerar entendimento sobre os cursos de Tecnologia e suas possíveis carreiras, direcionando a uma escolha assertiva de acordo com cada perfil.

Público:

Estudantes em geral.

Jogo Digital

Comum - 1º Ano

Empresa:

Constituição na Escola.

Problema:

Falta de conhecimento sobre direito e política da nossa população, principalmente alunos das escolas públicas.

Objetivo:

Com um game, incentivar e propor que jovens e adultos possam compreender a estrutura política e jurídica do Brasil de forma simples e divertida.

Público:

Estudantes em geral.

Jogo Digital

Comum - 1º Ano

Empresa:

BTG Pactual.

Problema:

O assunto de Educação Financeira, apesar de importante, é pouco disseminado no Brasil em meio aos mais jovens.

Objetivo:

Criar uma gamificação sobre educação financeira para facilitar e aumentar o engajamento de jovens com este tópico.

Público:

Jovens de 16 a 21 anos que estão passando por períodos de mudança em relação à saúde financeira, muitas vezes mudando de cidade ou arcando com custos da vida adulta.

Jogo Digital

Comum - 1º Ano

Empresa:

Ambev.

Problema:

Baixo engajamento no treinamento tradicional sobre o tema Diversidade e Inclusão.

Objetivo:

Transformar os materiais da companhia em um Game para aumentar o engajamento e a retenção do treinamento.

Público:

30.000 Colaboradores Ambev.

Esteira ágil de produção de software

Engenharia de Software

Empresa:

Cogny.

Problema:

Otimização do processo de DevOps.

Objetivo:

Estruturar o fluxo de entrega contínua através do Github Actions com múltiplos sistemas (Aplicação cliente, middleware de sincronismo de dados e backend).

Público:

Time de tecnologia.

Esteira ágil de produção de software

Engenharia de Software

Empresa:

Everymind.

Problema:

Melhorar o fluxo e eficiência do time de tecnologia.

Objetivo:

Construir uma solução de automatização dos processos de deploy de desenvolvimentos na plataforma Salesforce.

Público:

Time de tecnologia interno.